quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

PORQUE RECICLAR O ÓLEO DE FRITURA

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
DO MEIO AMBIENTE Lei 9.605/98
A lei ambiental protege a água, tipificando como crime a seguinte conduta :
"Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Pena - reclusão , de um a quatro anos , e multa.
§ 2o - Se o crime:
V - ocorrer, por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos."
Pena - reclusão , de um a cinco anos."
DECRETO N° 3.179, de 21 de setembro de 1999
Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências
Das Sanções Aplicáveis à Poluição e a Outras Infrações Ambientais
Art. 41 Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais), ou multa diária.
§ 1o Incorre nas mesmas multas, quem:
V - lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos.


O óleo de fritura que usamos em nossa casa, e nos estabelecimentos comerciais que lidam com alimentos pode se tornar um agente poluente muito nocivo - Se jogado direto nos rios, o óleo prejudica a oxigenação da água, tornando-a imprópria ao consumo; Se jogado ao solo, o óleo impermeabiliza-o, favorecendo enchentes; E até mesmo em nossa casa, se despejado na pia, ou armazenado incorretamente, este óleo pode provocar entupimentos, mau cheiro e servir de fonte para alimentação de insetos e roedores.


A Biodiesel Associados Nordeste preocupada com os aspectos ambientais e sociais , planeja desenvolver o “PROGRAMA BIODIESEL ASSOCIADOS NORDESTE OLEAGINOSAS NA REVITALIZAÇÃO DAS MATAS CILIARES E GERAÇÃO DE RENDA” Desta forma estaremos incentivando a Agricultura Familiar e combatendo os males causados a natureza e população.
Através do reflorestamento, feito em áreas de matas ciliares (matas que crescem ao entorno de cursos d’água), A Biodiesel Associados Nordeste atuará simultaneamente em quatro frentes distintas, todas de vital importância para a preservação e recuperação do meio ambiente e melhoria de vida do agricultor: O seqüestro de carbono, a manutenção da biodiversidade a preservação de nossos recursos hídricos e a geração de renda.
O programa visa também apoiar ações sócio-ambientais e capacitação técnica por meio de atividades sustentáveis que auxiliem na conservação.

Embora existam vastas áreas a serem reflorestadas, faltam programas de incentivo ao reflorestamento, tanto de conservação, quanto comerciais, e isto causa desinteresse dos proprietários de terras em reflorestar suas áreas, principalmente em virtude do alto custo de implantação e manutenção das mudas e da falta de conhecimento técnico.
Em decorrência disto, muitas áreas estratégicas estavam ficando de fora do processo de reflorestamento, pois as MATAS CILIARES possui inúmeros pequenos proprietários rurais descapitalizados, que não têm como bancar os custos destes processos, o que os impede de recuperar suas matas, ou mesmo suas matas ciliares, por mais estratégicas que sejam para conservação dos recursos hídricos, local ou regionalmente.

Um dos maiores desafios da humanidade é conciliar
desenvolvimento econômico e social, com preservação do meio ambiente.
Agir com responsabilidade e ética no desenvolvimento econômico, social e ambiental é nosso dever e contribui-ção para as gerações futuras.

Com a coleta em residências e em pequenos bares e lanchonetes, a participação de catadores de lixo será fundamental. Eles funcionarão como o elo entre a Biodiesel Associados Nordeste e as donas-de-casa. Atualmente a coleta é feita por colaboradores voluntários da Biodiesel, mas com os catadores de Aracaju e das cidades que compõem a grande Aracaju, organizados em associações e cooperativas, os mesmos serão capacitados para coletar e refinar o óleo.
A expectativa é que essa atividade gere renda para 500 catadores.

Através do reflorestamento, feito em áreas de matas ciliares (matas que crescem ao entorno de cursos d’água), A Biodiesel Associados atuará simultaneamente em quatro frentes distintas, todas de vital importância para a preservação e recuperação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida: O seqüestro de carbono, a manutenção da biodiversidade a preservação de nossos recursos hídricos e a geração de renda.
Informações interessantes sobre óleo de fritura:
1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água; atrái ratos e baratas os ESCORPIÕES, entope instalações hidráulicas domésticas e de esgoto, assim como o óleo saturado obstrue nossas coronárias e artérias, prejudicando nosso coração (é a famosa "gordura TRANS"); contamina o lençol freático, contamina rios e por conseqüência contamina a água da estação de tratamento, o que eleva os custos em 40% (por isso nossa água é cara !). Durante o processo de decomposição o óleo de cozinha libera na atmosfera metano, um dos gases que provocam o efeito estufa.

Nenhum comentário: