sábado, 16 de outubro de 2010

Palestra sobre o uso indevido do óleo de cozinha abre Campanha do Projeto Óleo Gota á Gota


















Meio Ambiente
15/10/2010


Palestra sobre o uso indevido do óleo de cozinha abre Campanha do Projeto Óleo Gota a Gota
Com o intuito de fomentar ações que regulem o uso indevido do óleo de cozinha, a Secretaria do Meio Ambiente do município de Carmópolis, cria a campanha do projeto “ Óleo Gota a Gota”, em parceria com a gestão municipal. “ A reciclagem do óleo de cozinha é imprescindível para a preservação do meio ambiente. Nesta fase inicial iremos conscientizar a população e incentivar a coleta”, diz o secretário de meio ambiente do município Ademir Carozo Gadjos. O evento aconteceu neste dia 15, no auditório da Câmara de Vereadores de Carmópolis.

Durante toda a palestra estiveram presentes secretários, assessores, proprietários de restaurantes e a comunidade. O palestrante e ambientalista Adler Joan Alcântara que atualmente é presidente da Biodiesel Associados, falou da importância da coleta seletiva do óleo de fritura residual e consequentemente a preservação do meio ambiente.” Um litro de óleo, contamina um milhão de litros de água, atrai baratas e ratos, as baratas atraem os escorpiões, entopem instalações hidráulicas e de esgoto, assim como o óleo saturado obstrue nossas coronárias e artérias além de liberar na atmosfera o metano que causa efeito estufa” afirma o palestrante. “ É uma corrente destrutiva e enquanto cidadãos devemos detê-la”, conclui Alcântara.

Coleta

O município de Carmópolis tem um razoável número de restaurantes que atendem à demanda de terceirizadas na área de petróleo. A Secretaria de Meio Ambiente pretende coletar o maior número possível de óleo de fritura residencial a fim de transformá-lo em biodiesel, como também transformá-lo em mudas para vitalizar matas ciliares. Os restaurantes que se engajarem nesta empreitada receberão o selo “ Empresa Amiga da Natureza”, criado pela secretaria. Os locais de coleta estão localizados na Secretaria de Meio Ambiente ou na garagem do município. “ O processo para iniciarmos esta campanha é simples. Armazena o óleo de cozinha usado em garrafas PET e deixa nos pontos de coleta”, diz o secretário Carozo.

“Neste mês de aniversário da cidade de Carmópolis, seus 88 anos é comemorado com um presente como este . “O projeto vai trazer mais qualidade de vida à população desde a saúde do homem como a diminuição do entupimento da rede coletora de esgotos”, enfatiza o engenheiro ambiental da Prefeitura Municipal Alisson Braga.

Maiores informações: 3277 1263/ 3277 1506


Veja as Fotos AQUI! http://formaecor.com.br/wc2b/galeria.php?sa=4&lay=N&gru=28

Nenhum comentário: